4.7.17

OVO - Ótimo para a Saúde



Oi pessoal, tudo bem? Como todo mundo sabe que comer ovo durante as refeições faz parte da cultura brasileira e que o ovo é um alimento completo, com um valor nutritivo elevado. Por isso, eu trago todos os benefícios do ovo aqui. Vale lembrar que a forma mais saudável de comer ovo é cozido, já que o ovo frito aumenta o número de calorias,fazendo que o ovo cru de 146 calorias  passe para 240 calorias. 

O ovo é rico em proteínas, 13 vitaminas, minerais e ômega 3 e 6. Por isso, deve ser consumido por crianças em crescimento, gestantes e mães que estão amamentando.

BENEFÍCIOS DO OVO:

1 - Rico em vitaminas: Vitamina A (excelente para visão e crescimento celular), vitamina B12 (essencial para a produção de células vermelhas no sangue, vitamina B2 (ajuda o corpo a obter energia), vitamina E, e uma pequena quantidade de vitamina D.

2 - Rico em minerais: ácido fólico, ferro, zinco, fósforo, manganês e selênio.

3 - Protege a visão: 1 ovo por dia pode prevenir a degeneração ocular. Quem come ovos cozidos diariamente reduz o risco de desenvolver catarata.

4 - Rico em proteínas: um ovo grande contém 6 gramas de proteína, além de 9 aminoácidos essenciais.

5 - Melhora a função cerebral: o ovo produz a substância colina em nossa dieta, proporcionando uma série de benefícios para o cérebro, como o desenvolvimento cerebral e da memória.

6 - Reduz o risco de câncer de mama: a colina reduz o risco de câncer de mama em 24%.

7 - Mantém o cabelo saudável: são bons para o cabelo por causa do alto teor de minerais, como o enxofre, além das vitaminas A, B, D, E, ótimos para promover o crescimento do cabelo. A proteína encontrada no ovo fortalece os cabelos e promove o cabelo brilhante e saudável.

8 - Bom para gestantes: a colina presente no ovo é importante para reduzir os riscos de problemas no fechamento do tubo neural do feto que é necessário para elaborar a calota craniana e a coluna vertebral da criança. Porém, lembre-se: Jamais comer ovo cru ou com a gema mole, pois há o risco de infecções intestinais, como a salmonela.

9 - Efeito antioxidante: possui nutrientes com ação antioxidante como carotenoides, vitamina A e E, ácido fólico, zinco, magnésio e selênio.

10 - Outros benefícios: alivia sintomas pré-menstruais, minimiza sintomas da menopausa, promove maciez da pele e potencializa a função cerebral, melhorando a memória e concentração, prevenindo doenças neurológicas.

Melhor ovo a ser consumido é o caipira ou orgânico, pois possui mais nutrientes que o ovo branco de granja. O ômega 3 que é essencial para a saúde, nos ovos são encontrados somente nos de caipira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário