25.7.17

5 truques para desenvolver sua inteligência emocional



Oi pessoal, tudo bem? Quem nunca já sofreu de estresse né? No post de hoje eu vou falar um pouco sobre a inteligência emocional que lida diretamente com os nossos sentimentos diários, interferindo principalmente no nosso humor e aprendizado.

A inteligência emocional é importante para identificar emoções em si mesma e nos outros, e saber como reagir em situações adversas e em certos momentos de estresse. Essa habilidade de manter o controle é essencial para o sucesso de um profissional que trabalha em equipe. Então listei 5 truques para aprimorar sua inteligência emocional.

1. Pause

Essa dica quando aplicada é bastante eficaz. Pense antes de falar ou agir. Dê um pause na sua mente, e respire fundo antes de fazer alguma coisa. Naturalmente, essa prática não é tão simples. Mas com prática a tendência é que o autocontrole aumente.

2. Ajuste o volume 

Em uma discussão é normal que uma das partes eleve o tom ou seja ofensivo. Antes que isso aconteça, acalme os ânimos e fale um pouco mais baixo para que a conversa seja mais tranquila novamente.

3. Sintonize a frequência certa

Às vezes estamos conversando com alguém, e essa pessoa não está prestando atenção na nossa conversa. Com certeza isso já aconteceu com você. Então, a solução para que evite algum estresse ou discussão, esteja atento ao que a outra pessoa diz.

4. Fique mudo

Vale ressaltar que é importante pensar antes de agir ou falar. Por isso, é provável que em determinadas situações, é melhor ficar calado. No entanto, respire fundo e veja se vale a pena interceder em alguma conversa.

5. Avance a fita mentalmente

Em situações de estresse, tomar decisões precipitantes pode se tornar uma consequência para si mesmo, e acontecer de se arrepender depois do que já aconteceu. Por isso, antes de agir "avance a fita" e pergunte-se como você se sentirá em relação a sua atitude no futuro. Ou seja, nunca se deve agir com base na emoção temporária. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário