11.7.17

10 alimentos ótimos para a memória.

Oi pessoal, tudo bem? Hoje eu vou falar sobre 10 alimentos que são ótimos para a memória, e que são indispensáveis para o bom funcionamento do nosso cérebro. Além do avanço da idade, a alimentação também influencia no esquecimento do dia a dia. Um dos nutrientes necessários que deixa o nosso cérebro mais ativo é o ômega 3, e é o maior responsável pela saúde mental. Então, com uma boa alimentação já pode-se prevenir esse esquecimento e deixar a nossa memória ainda melhor. 






1. QUINOA

Cultivada em países andinos, a quinoa é um alimento muito bom. Entre seus nutrientes estão: a proteína, o ferro, cálcio, as vitaminas do complexo B, e o ácido graxo ômega 3. Tem efeito anti-inflamatório e melhora a pressão arterial.

2. LINHAÇA

Costuma ser forte aliada do emagrecimento (dourada ou marrom), pelo seu poder de saciar a fome. É rica em ômega 3, e principalmente melhorar a memória. Para extrair forte o nutriente, é importante comê-la na forma triturada ou germinada.

3. SALMÃO
Ótima fonte de ômega 3, por isso, tem um grande potencial para melhorar o desempenho cognitivo e o funcionamento do cérebro, redução dos níveis de colesterol, melhoria no funcionamento do coração, e aumento na eficiência dos receptores de serotonina no cérebro, proporcionando um humor bem melhor.

4. MORANGO

O morango possui fisetina, um nutriente que desempenha um papel importante nas lembranças, induzindo a diferenciação da células nervosas, o que tem influência direta para uma boa função cognitiva e na redução do esquecimento.

5. TOMATE

O tomate é rico em fisetina, e licopeno, antioxidante que reduz os danos causados às células pelo radicais livres e previne doenças como o câncer.

6. UVA

Além de ser rico em fisetina, como o tomate, as vermelhas e roxas são ricas em flavonoides. Ambas as substâncias são importantes porque protegem o sistema nervoso, influenciam na regulação da morte de neurônios e na regeneração dessas células.

7. CHÁ VERDE, BRANCO E VERMELHO

São fontes de flavonoides, que ajudam no desenvolvimento e recuperação da memória, e possuem efeitos similares ao da uva. Por ser uma substância termogênica, acelera o metabolismo, facilita a queima de calorias, e com isso ajuda no emagrecimento.

8. OVO

A colina presente na gema do ovo é bom para a saúde mental, melhor aprendizado e uma memória boa.Além de proteger as células do cérebro, a colina é positiva também para a saúde dos olhos.

9. BANANA

Possui vitamina B6, importante para a formação dos neurotransmissores. A tirosina presente nas bananas nos permite produzir neurotransmissores como a dopamina, epinefrina e norepinefrina, que regulam o nosso estado de ânimo e ajudam a potencializar a comunicação entre as células cerebrais.

10. AZEITE

O azeite de oliva cru possui gorduras saudáveis para o cérebro que auxiliam na formação de uma capa da mielina, que praticamente todos as células do tecido nervoso têm.



Nenhum comentário:

Postar um comentário