21.12.16

Umectação Capilar


Oi gente, tudo bem? Hoje eu vou falar tudo sobre a umectação capilar. Você já ouviu falar? A umectação já vem sendo utilizado a algum tempo, e soube a pouco tempo dos benefícios do óleo de côco para o nosso cabelo. 

O QUE É A UMECTAÇÃO?
A umectação é o mesmo que umedecer o cabelo com óleo mineral vegetal, e serve para nutrir o cabelo, devolvendo a gordura boa dos fios. Essa gordura boa é para a proteção do nosso cabelo contra os fatores externos. Além de nutrir, ajuda a recuperar os cabelos danificados, e as pontas duplas. Reza a lenda que a umectação é uma técnica de massagem capilar indiana. Geralmente, cabelos ressecados são indicados para fazer esse tratamento. Mas com o tempo foi visto que os óleos minerais vegetais podem ser usados para cabelos oleosos também, e que todos os tipos de cabelos precisam de nutrição.

QUAIS OS TIPOS DE ÓLEO MINERAIS VEGETAIS?

Azeite de Oliva Extra Virgem - é o óleo mais barato e mais fácil para fazer a umectação, pois encontra-se facilmente. É conhecido por ter várias vitaminas, como A,D, E e K, além de ser oxidante. É indicados para cabelos ressecados e pontas duplas.

Óleo de Abacate - é indicado para fios quebradiços e ressecados. É rico em vitaminas A, B, D e E. Possui proteínas e aminoácidos que ajudam na reestruturação da fibra capilar, além de fortalecer os fios. É indicado para cabelos que tem facilidade de quebrar, cabelos danificados e com química.

Óleo de côco - é um dos queridinhos, pois deixa o cabelo bonito e brilhoso desde a primeira aplicação. Ajuda também a diminuir o volume dos fios. É indicado para cabelos ressecados, danificados, com frizz, pontas duplas, sem brilho e sem vida. Ou seja, para todos os tipos de cabelo.

Óleo de Argan - é rico em ácidos graxos, e repõe a proteína capilar, deixando o fio mais brilhante e macio. Possui vitamina E, além de ser antioxidante. É indicado para cabelos ressecados, com frizz e pontas duplas.

Óleo de Rícino - estimula o crescimento capilar, combate a queda e a quebra dos fios, hidrata o cabelo, deixa o cabelo mais encorpado, diminui as pontas duplas e caspas, recupera fios danificados, sela as cutículas, dá brilho e diminui o frizz. É indicado para cabelos com dificuldade de crescimento, quebradiços, danificados, ressecados, e com caspa.

COMO FAZER A UMECTAÇÃO CAPILAR?

Primeiro você deve escolher o óleo de sua preferência, e aplicar no cabelo meio sujo, ou limpo se for da sua preferência. Depois você aplica em mechas até o couro cabeludo, podendo começar de baixo para cima, ou vice-versa, contanto que massageie o couro cabeludo, pois absorvendo  na circulação sanguínea facilita no rápido crescimento capilar. Deixe agir por 8 horas. Portanto, você pode fazer isso quando for dormir, e colocar uma toca térmica (se quiser). Para tirar o óleo do cabelo, lave o cabelo normalmente e de preferência com um shampoo transparente, pois faz com que tire o óleo todo do cabelo, e o condicionador apenas nas pontas do cabelo. 

Você pode fazer a umectação toda semana ou de 15 em 15 dias alternando com a hidratação.

Segue o tutorial do passo a passo lá no canal! Aperta o play!

Géu Cerqueira

Nenhum comentário:

Postar um comentário