16.5.16

Lavagem correta das mãos





Oi gente, tudo bem? Hoje o post vai ser sobre a lavagem correta das mãos, e isso tem sido uma rotina diária, independente se eu estiver estagiando ou não na minha área. Então, para as pessoas de outras áreas que ainda não sabe como se faz, é importante que saiba. A técnica correta de lavar as mãos deve fazer parte do nosso dia a dia, não só por questão de higiene, mas de saúde também. Você às vezes pode achar que é besteira, mas não é. As mãos mal lavadas pode correr risco para sua saúde. E ultimamente com a campanha de H1N1 deve-se atentar mais a isso, e a quantidade significativa de morbidade aqui em Salvador, assim como em outros lugares do Brasil está sendo um alerta. 

Na figura está sendo auto explicativo. Mas eu vou explicar um pouco mais a minha experiência. Em primeiro lugar eu esfrego bem a palma da mão com água e sabão, Depois eu lavo o dorso da mão (2) juntamente com o espaço entre os dedos (3), fazendo com que o processo dure mais rápido. Logo após, eu lavo dedo por dedo, do mindinho ao polegar. Acredito que dessa forma a lavagem dos dedos seja melhor. Mas assim como na figura, ou como eu faço, os dois são métodos corretos, porém diferentes. Você deve fazer a lavagem das mãos da maneira como achar melhor, porém corretamente. A lavagem das unhas serve para retirar as bactérias que ficam debaixo das unhas. E por último a lavagem dos punhos é fundamental para a lavagem ser completa. Quando for pegar na torneira o mais adequado é abrir com um papel, pois a lavagem das mãos já foi feita. Então, na hora de enxaguar as mãos a água deve ser em uma única direção, do punho às pontas dos dedos. E por último seque bem com a toalha. Você pode passar um álcool em gel, da mesma maneira como você fez com a lavagem, para uma assepsia mais adequada. O álcool em gel elimina 99% das bactéricas. 


A lavagem correta das mãos é importante para evitar a contaminação com inúmeras doenças, como por exemplo a gripe, diarréia, hepatite, infeccões intestinais, entre outras. Estamos sujeitos a uma enorme quantidade de infeccões, principalmente crianças, que levam a mão frequentemente à boca. Por isso, é essencial a lavagem das nossas mãos quando chegamos das ruas, antes de fazer alimentos, antes das refeições, e depois de entrar em contato com objetos sujos. Então, vamos nos atentar isso no nosso dia a dia, e fazer da nossa saúde um privilégio.

Espero que tenha ajudado vocês para esse alerta mundial da saúde. Beijos no coração de vocês.

Géu Cerqueira

9 comentários:

  1. Tai uma coisa que as pessoas não dão muito valor e é muito importante para nossa saúde.
    beijos , amei seu blog
    www.estilonanda.com

    ResponderExcluir
  2. Devo confessar que na pressa eu esqueço de lavar as mãos assim mas depois fico pensando que minha mão está suja e volto pra lavar hahaha #doideira

    Bjus

    Blog - A Negra e seus Tons
    Fanpage / Instagram / Twitter / Canal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rrsrs o importante é não esquecer. Beijos.

      Excluir
  3. Parabéns pelo post!!!
    http://www.mulheremcasa.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Lavo totalmente errado, rs. Adorei esse super alerta bacana!

    SEMQUASES.COM

    ResponderExcluir