Image Map

24.3.16

20 ALIMENTOS QUE ACALMAM!





Olá pessoal, vocês já sofreram ou sofre por ansiedade? Pois é, estamos juntas (os)! Vamos aprender então quais são os alimentos que nos proporcionam calmaria, e não ficar mais estressadas por qualquer coisa no nosso dia a dia. Aliás, estresse e ansiedade só causam mal para a nossa saúde, e bem estar.

1- Grão de bico: contém triptofano, usado pelo organismo para a produção de serotonina, o neurotransmissor responsável pela ativação dos centros cerebrais, que gera a sensação do bem-estar.

2- Banana: possui triptofano, o aminoácido que se une a vitaminas do complexo B no cérebro, ajudando a formar a serotonina, hormônio responsável por transmitir a sensação de bem estar.E na presença de cálcio, participa da produção de melatonina, substância que auxilia a ter uma boa noite de sono.

3- Sementes de Girassol: ricas em ácidos graxos, fibras, minerais como o potássio, magnésio, ferro e fósforo, além de cálcio e sódio em baixas quantidades, e vitaminas como betacaroteno e vitaminas B1, B2 e B3. - Nutricionista Greice Caroline Baggio.

4- Abacate: é rico em ácido oleico, substância que previne o acúmulo de colesterou ruim (LDL) no sangue e mantém as taxas do bom (HDL) em dia.

5- Laranja: a fruta cítrica carrega consigo a vitamina C, que diminui a secreção de cortisol, hormônio liberado em casos de estresse e ansiedade.

6- Maçã: fonte da vitamina B1, encarregada por participar da fabricação de vários neurotransmissores, responsáveis pela sensação de bem-estar e bom humor.

7- Limão: possui vitamina C, que diminui a secreção de cortisol.

8- Alface:: possui uma substância chamada lactutina, que é a grande responsável pelo poder sedativo e analgésico da planta.

9- Peixes: são grandes fontes de gordura de ômega 3, que pode ajudar na cura de doenças relacionadas ao transtorno da ansiedade.

10- Linhaça: contém ômega 3.

11- Aveia: fonte de triptofano, o aminoácido que ajuda a sintetizar a serotonina.

12- Gergelim: fonte de vitamina B6, nutriente essencial para a conversão do triptofano em serotonina.

13- Leite: fonte de triptofano, fósforo, e vitaminas A, do complexo B, D e E.

14- Chocolate Amargo: rico em carboidrato, nutriente que recarrega as energiasm e ajuda na produção da serotonina.

15- Ovo: é rico em vitaminas B12 e em colina, substância que está diretamente ligada à melhora da depressão e da insônia. - Nutróloga e médica ortomolecular Tamara Mazaracki.

16- Espinafre: alta concentração de potássio e vitaminas A, C e do complexo B, como o ácido fólico, que é responsável por manter o astral em alta.

17- Maracujá: possui alcaloides e flavonoides, substância que atua no sistema nervoso central, ajudando a combater a ansiedade.

18- Valeriana: são folhas que possui substâncias com atividade sedativa, calmante, analgésica e relaxante muscular. - Clínico especialista em plantas medicinais Alex Botsaris.

19- Camomila: contém propriedades calmantes.

20- Nozes: possuem magnésio, substância que bloqueia um receptor chamado NMDA, que causa ansiedade e estresse.

Fonte: Revista Vença a Ansiedade. 

Beijos.

Géu Cerqueira

Nenhum comentário:

Postar um comentário