24.3.16

20 ALIMENTOS QUE ACALMAM!





Olá pessoal, vocês já sofreram ou sofre por ansiedade? Pois é, estamos juntas (os)! Vamos aprender então quais são os alimentos que nos proporcionam calmaria, e não ficar mais estressadas por qualquer coisa no nosso dia a dia. Aliás, estresse e ansiedade só causam mal para a nossa saúde, e bem estar.

1- Grão de bico: contém triptofano, usado pelo organismo para a produção de serotonina, o neurotransmissor responsável pela ativação dos centros cerebrais, que gera a sensação do bem-estar.

2- Banana: possui triptofano, o aminoácido que se une a vitaminas do complexo B no cérebro, ajudando a formar a serotonina, hormônio responsável por transmitir a sensação de bem estar.E na presença de cálcio, participa da produção de melatonina, substância que auxilia a ter uma boa noite de sono.

3- Sementes de Girassol: ricas em ácidos graxos, fibras, minerais como o potássio, magnésio, ferro e fósforo, além de cálcio e sódio em baixas quantidades, e vitaminas como betacaroteno e vitaminas B1, B2 e B3. - Nutricionista Greice Caroline Baggio.

4- Abacate: é rico em ácido oleico, substância que previne o acúmulo de colesterou ruim (LDL) no sangue e mantém as taxas do bom (HDL) em dia.

5- Laranja: a fruta cítrica carrega consigo a vitamina C, que diminui a secreção de cortisol, hormônio liberado em casos de estresse e ansiedade.

6- Maçã: fonte da vitamina B1, encarregada por participar da fabricação de vários neurotransmissores, responsáveis pela sensação de bem-estar e bom humor.

7- Limão: possui vitamina C, que diminui a secreção de cortisol.

8- Alface:: possui uma substância chamada lactutina, que é a grande responsável pelo poder sedativo e analgésico da planta.

9- Peixes: são grandes fontes de gordura de ômega 3, que pode ajudar na cura de doenças relacionadas ao transtorno da ansiedade.

10- Linhaça: contém ômega 3.

11- Aveia: fonte de triptofano, o aminoácido que ajuda a sintetizar a serotonina.

12- Gergelim: fonte de vitamina B6, nutriente essencial para a conversão do triptofano em serotonina.

13- Leite: fonte de triptofano, fósforo, e vitaminas A, do complexo B, D e E.

14- Chocolate Amargo: rico em carboidrato, nutriente que recarrega as energiasm e ajuda na produção da serotonina.

15- Ovo: é rico em vitaminas B12 e em colina, substância que está diretamente ligada à melhora da depressão e da insônia. - Nutróloga e médica ortomolecular Tamara Mazaracki.

16- Espinafre: alta concentração de potássio e vitaminas A, C e do complexo B, como o ácido fólico, que é responsável por manter o astral em alta.

17- Maracujá: possui alcaloides e flavonoides, substância que atua no sistema nervoso central, ajudando a combater a ansiedade.

18- Valeriana: são folhas que possui substâncias com atividade sedativa, calmante, analgésica e relaxante muscular. - Clínico especialista em plantas medicinais Alex Botsaris.

19- Camomila: contém propriedades calmantes.

20- Nozes: possuem magnésio, substância que bloqueia um receptor chamado NMDA, que causa ansiedade e estresse.

Fonte: Revista Vença a Ansiedade. 

Beijos.

Géu Cerqueira

Nenhum comentário:

Postar um comentário